(66) 3423.7300
(66) 99919.7300
adm@interfibras.com.br


DICAS TÉCNICAS

Problemas com Wi-Fi? Veja as principais causas dos problemas de conexão

Problemas com Wi-Fi? Veja as principais causas dos problemas de conexão

Está tendo problemas com a sua conexão Wi-Fi? Confira nosso tutorial com as cinco principais razões para os erros, por que elas acontecem e como solucionar. O que pode estar atrapalhando sua rede sem fio pode ser desde danos no roteador, desatualizações do driver ou até mesmo a Internet do vizinho. Confira:

Problemas com o roteador

A principal causa de problemas com as redes Wi-Fi é relacionada aos roteadores, que podem estar funcionando de forma incorreta por estarem danificados ou desatualizados. Primeiro, verifique se a luz de sinal sem fio no aparelho está acesa e piscando. Caso não esteja, desconecte o aparelho, espere 10 segundos e conecte novamente.

Caso ela não retorne, pode ser que seja necessário resetar o aparelho. Porém, é importante verificar antes se o firmware do roteador está atualizado. Dependendo da fabricante, você recebe a mensagem de atualização ou precisa buscar no site da empresa.

Problemas com Windows

Vá em Solucionar problemas para diagnosticar o erro e normalizar a conexão (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)Vá em "Solucionar problemas" para diagnosticar o erro e normalizar a conexão (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)

Algum erro ou conflito com o próprio Windows pode ser o causador da falha na conexão, já que muitas vezes o computador não reconhece a rede sem fio. Isso pode acontecer por diversos motivos, como cabos conectados de forma errada ou falhas no adaptador de rede, por exemplo. Se, após testar se os cabos estão ligados corretamente o erro persistir, vá em “Solucionar Problemas”.

A ferramenta em questão pode localizar e corrigir automaticamente alguns problemas do seu computador que estejam prejudicando a conectividade. Para isso, clique no ícone da Internet no canto inferior direito da barra de tarefas, depois em “Abrir a Central de Rede e Compartilhamento” e, então, “Solucionar problemas”. Você primeiro precisa executar a solução de problemas de rede e, depois, poderá testar a conexão com a Internet.

Driver desatualizado

Abra o Driver Easy e acesse a aba de ferramentas (Foto: Reprodução/Helito Bijora) (Foto: Abra o Driver Easy e acesse a aba de ferramentas (Foto: Reprodução/Helito Bijora))
Abra o Driver Easy e acesse a aba de ferramentas (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Outro possível motivo para os problemas de conexão sem fio são os drivers, que podem estar com erro, desatualizados ou até mesmo faltando em seu computador. Eles são usados pelo aparelho para se comunicar com o adaptador de rede sem fio. Quando algum driver de adaptador de rede está desatualizado, corrompido ou incompatível, podem impedir a conexão ou fazer com que a rede se desconecte repentinamente.

Para verificar se existe algum driver desatualizando, ou se tem algum faltante no seu dispositivo, você pode usar alguns programas, como o Driver Easy. Ele faz uma varredura completa no seu computador, e pode ser considerada uma ferramenta essencial para mantê-lo funcionando perfeitamente. Ensinamos como instalar, ativar e usar o software.

Interferência de outros eletrônicos

Não só erros de aparelhos e programas relacionados ao computador são os responsáveis por tornar a conexão do Wi-Fi lenta ou inexistente, já que a interferência de outros dispositivos também pode causar o problema. O telefone sem fio, a babá eletrônica e até mesmo o microondas podem ser os causadores dos erros de conexão.

Qual é o melhor canal de Roteador Wireless? Confira no Fórum do TechTudo.

Alterar o canal da rede Wi-Fi pode aumentar a velocidade da sua Internet (Foto: pond5)
Alterar o canal da rede Wi-Fi pode aumentar a velocidade da sua Internet (Foto: pond5)

Isso acontece por causa da frequência na qual cada aparelho eletrônico doméstico funciona, que, muitas vezes, pode interferir na de outro dispositivo. A maioria dos problemas com os telefones sem fio, por exemplo, envolve produtos que operam em 2.4 GHz, o que pode atrapalhar redes 802.11g ou 802.11n de canal único.

O mesmo problema de interferência pode ocorrer por causa da rede sem fio do seu vizinho. Isso porque a maior parte dos aparelhos Wi-Fi operam em uma faixa de frequência de 2.4 GHz, que pode acabar ficando “congestionada”. Nesse caso, troque o canal da sua rede para tentar solucionar o problema.

Distância entre aparelhos

Repetidores ajudam a melhorar sinal da internet (Foto: Divulgação/TP-Link)
Repetidores ajudam a melhorar sinal da internet (Foto: Divulgação/TP-Link)

Ainda, a distância entre o computador, notebook ou demais dispositivos e o roteador é outro fator importante a ser levado em conta. Quanto mais próximos, mais chances da conexão funcionar melhor e mais rápida. Isso porque quanto mais perto, mais forte será o sinal. Quanto mais longe, mais difícil será de captar um sinal com qualidade.

E vale lembrar que paredes também funcionam como interferência. Para solucionar esse problema, você pode investir em repetidores de sinal e conseguir uma melhor conexão para toda a sua casa.

Deixe seu comentário

* Para comentar na página você deve estar logado com seu perfil no Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral podem ser deletados. Participe!

Veja também

Problemas com Wi-Fi? Veja as principais causas dos problemas de conexão

Está tendo problemas com a sua conexão Wi-Fi? Confira nosso tutorial

SAIBA

Vista cansada? Dez dicas apagam a luz do PC no Windows e no macOS

Olhar para telas de computadores o dia inteiro pode trazer prejuízos à saúde, mas existem ma

SAIBA